Quantcast
 

Cadela hermafrodita operada com êxito

Cadela hermafrodita operada com êxito

Em Inglaterra, uma cadela Staffordshire Bull Terrier, hermafrodita, foi recentemente operada com sucesso e já pode engravidar.

Foi no decurso de uma consulta de rotina ao veterinário que John Conchie, dono de Saíra, soube da dificuldade da cadela em engravidar. O clínico notou algo de anormal e na sequência de um exame imagiológico confirmou as suspeitas de um caso de hermafroditismo.

O dono de Saíra exprimiu a vontade de se proceder a uma intervenção cirúrgica que resultou na remoção do órgão sexual masculino. A operação, levada a cabo por Richard Weston, foi um sucesso e a cadela pode continuar agora a ter uma vida normal com a possibilidade de se reproduzir.

 

Richard Weston nunca se tinha confrontado, em mais de trinta anos de carreira, com uma patologia daquele tipo, uma situação que não é comum entre os clínicos veterinários e que demonstra a raridade com que estes casos são detetados.

Já em Outubro, também em Inglaterra, uma outra cadela hermafrodita, que se encontra atualmente aos cuidados da Manchester Dog Home, foi alvo de uma cirurgia bem sucedida depois de lhe ter sido detetada a patologia durante uma consulta de pré-adopção.

 

Os dois casos estão a levantar a questão da falta de dados e de estatísticas sobre o número de situações que existem, bem como da necessidade de serem reportados para que possam ser melhor compreendidos e tratados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?