O primeiro dia vai ser marcado pelas palestras de maneio da égua para inseminação artificial, monta natural e transferência de embriões. Nestes momentos os participantes vão contactar com tópicos como a transição de primavera, a relação entre endocrinologia e comportamento, citologia/microbiologia e biopsia uterina, microbiologia do clítoris: execução e interpretação de resultados, avaliação de sémen, técnicas de inseminação artificial, transferência de embriões passo a passo, refrigeração e congelação de embriões, avanços recentes em biotecnologias reprodutivas aplicadas a equinos, entre outros.
No segundo dia, vão decorrer cursos práticos em transferência embrionária e inseminação artificial. Cada participante do curso de transferência embrionária vai fazer pelo menos uma ecografia, flushing, avaliação de embrião quino, manipulação de embriões para transferência, preparação de embrião para transporte, criopreservação de embrião e transferência deste.
Todos os participantes no curso de inseminação artificial vão fazer recolha de amostras do clítoris, ecografia reprodutiva, avaliação de citologias uterinas, montagem de diferentes modelos de vagina artificial, para além da recolha, avaliação, processamento e refrigeração de sémen.
A componente de palestras destina-se a ensinar métodos práticos de maneio reprodutivo de equinos, tendo como objectivo a prática de inseminação artificial e transferência de embriões. Estas palestras têm como público-alvo alunos de medicina veterinária e médicos veterinários com actividade clínica em reprodução de equinos.
Por sua vez, os cursos práticos destinam-se a profissionais ou estudantes finalistas. A frequência destes cursos está limitada a seis participantes, sendo as vagas preenchidas por ordem de inscrição.
A inscrição em qualquer curso prático dá acesso gratuito às palestras. As participações devem ser formalizadas através do site www.icbas.up.pt.