Quantcast
Medicina Veterinária

Autarquia dos Açores cria cheque-veterinário para famílias carenciadas

animais abandonados

A Câmara Municipal da Ribeira Grande, nos Açores vai criar cheques veterinários para atribuir a famílias carenciadas para que possam ter acesso a consultas e tratamentos para os seus animais. A medida deverá começar a ser implementada já este mês e tem como objetivo garantir o bem-estar e saúde animal na região.

Fonte da autarquia refere que “foram aprovadas duas modalidades de cheque veterinário com limite máximo de aplicação em dois animais por agregado familiar”. Ao todo serão disponibilizados “2500 euros anuais para os cheques veterinários” que deverão chegar a “cerca de 30 famílias detentoras de cães ou gatos.

Para acederem a este cheque, “as famílias devem ter os animais registados e licenciados na junta de freguesia da localidade”. Além disso, estes cheques vão servir para vacinação/desparasitação e esterilização/tratamentos médicos referenciados.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande justifica a medida com “o crescente reconhecimento da importância dos animais de companhia para a qualidade de vida e os contributos para a estabilidade emocional” e com o facto de “a falta de tratamentos e cuidados podem constituir riscos para a saúde humana, para a saúde animal e para o ambiente, probabilidade que aumenta nas situações das famílias carenciadas”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?