Quantcast
Medicina Veterinária

Castração deve ser standard ou avaliada caso a caso?

cão no veterinário Veterinária Atual

Na medicina veterinária, o standard é optar pela castração dos cães logo aos seis meses de idade, mas de acordo com um artigo recentemente publicado pelo site dvm360, alguns especialistas defendem que a opção de castrar deve ser cada vez mais considerada caso a caso entre o médico veterinário e o proprietário dos animais.

“A questão de quando castrar tornou-se mais complexa como resultado da investigação científica e a nossa abordagem para discutir a castração com os donos dos animais deve seguir isso mesmo”, refere o artigo escrito pelo médico veterinário Andrew Rollo.

Assim, a publicação refere que apesar de se saber que a castração reduz o risco de desenvolvimento de cancro testicular e mamário, um estudo publicado em 2013 conseguiu demonstrar que uma incidência mais elevada de outros tipos de cancro em cães castrados em comparação com cães que não eram castrados.

Mas será que a maioria dos médicos veterinários discute este tipo de riscos com os donos dos animais? Aparentemente não. É que segundo a publicação, muitos têm receio de perder negócio.

De acordo com a publicação, “vivemos numa era em que os standards e as recomendações para todos no que diz respeito a quando castrar não são suficientes. Hoje precisamos de conversas entre o veterinário e o dono do animal acerca do que fazemos e do que não fazemos para que os donos dos animais possam fazer uma decisão informada”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?