Medicamentos veterinários

Associações veterinárias pedem harmonização regulatória no acesso a medicamentos veterinários

Associações veterinárias pedem harmonização regulatória no acesso a medicamentos veterinários

Onze associações veterinárias assinaram uma declaração de posição que pede um reforço da harmonização e convergência regulatória no acesso aos medicamentos veterinários em todo o mundo. A iniciativa, da autoria da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), pretende garantir acesso equitativo aos medicamentos veterinários para animais de companhia em todo o mundo.

O acesso a medicamentos veterinários ainda é um desafio em algumas regiões do globo, como a Europa de Leste, África e Ásia, limitando a forma como os médicos veterinários tratam os seus pacientes. De acordo com a WSAVA, mesmo em medicamentos considerados essenciais, como a medicação para gestão da dor, o acesso é, por vezes, um problema.

Para responder a este problema, a associação criou o Therapeutics Guidelines Group, uma iniciativa que pretende melhorar o acesso e aumentar a consciencialização para os problemas regulatórios que ainda persistem e que impedem o acesso equitativo a medicamentos veterinários.

A declaração de posição da WSAVA já foi assinada pelas seguintes associações: World Veterinary Association; HealthforAnimals; Federation of European Companion Animal Veterinary Associations; Commonwealth Veterinary Association; Federación Iberoamericana de Asociaciones Veterinarias de Animales de Compañía; Federation of Asian Small Animal Veterinary Associations; Federation of Veterinarians of Europe; Federation of Asian Veterinary Associations; Fédération des Associations Francophones Vétérinaires pour Animaux de Compagnie; e Caribbean Veterinary Medical Association.

A WSAVA revela ainda que um inquérito realizado com profissionais do setor em 2016 e 2017 revelou que 75% dos médicos veterinários afirmam que o acesso aos medicamentos veterinários impacta diretamente a sua capacidade de responder às necessidades dos pacientes.

Atualmente, a WSAVA representa 200 mil médicos veterinários em todo o mundo e tem 113 associações associadas.