Estas associações sensibilizam para a adopção de cães abandonados e para que estes tenham melhores cuidados de prevenção e manutenção da saúde.
«A sociedade tem que interiorizar que os direitos dos animais têm de implicar também os cuidados, pelo menos, básicos que permitam a prevenção e manutenção da saúde dos animais. Acima de tudo, e no âmbito deste novo paradigma, queremos alertar as pessoas para a medicina preventiva contra as doenças infecto-contagiosas, como a esgana ou parvovirose, ou doenças parasitárias, como a leishmaniose, tão fácil de prevenir através das coleiras impregnadas de deltametrina, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, evitando que os animais adoeçam e que esta seja mais uma causa de abandono», explica Mafalda Ferreira, da União Zoófila de Lisboa, em comunicado de imprensa.
Esta iniciativa é apoiada pela Intervet Schering-Plough, que ofereceu produtos para desparasitação a quem adoptou um animal na União Zoófila e na Sociedade Protectora dos Animais do Porto, durante as comemorações do Dia Mundial do Animal a 4 de Outubro.