Quantcast
APMVEAC

25 anos depois da sua fundação “tudo mudou” no setor

Entrevista Jorge Cid: Estamos a arriscar muito este ano

A APMVEAC celebra esta semana 25 anos desde a sua fundação. Num comunicado publicado pela associação, Jorge Cid, presidente da APMVEAC refere que desde 1990 “tudo mudou” e “hoje, a medicina veterinária encontra-se num estado de desenvolvimento brutal”.

“Hoje, 25 anos depois, a história da APMVEAC, curta mas incisiva, foi-se escrevendo sobre um pano de fundo marcado por uma crise de valores e de identidade, caraterística das sociedades modernas. Com efeito, predomina hoje, mais do que nunca, um certo distanciamento em relação aos movimentos associativos”, refere a associação.

“E o que mudou nestes últimos 25 anos? Talvez não seja exagerado dizer-se que tudo mudou. Hoje, a medicina veterinária encontra-se num estado de desenvolvimento brutal. Sabemos mais do que sabíamos há 25 anos, e dispomos hoje de mais e melhor tecnologia. Por sua vez, o próprio conceito de animal de companhia transformou-se e passou a englobar mais e mais espécies.”

De acordo com a APMVEAC, os animais de companhia, em particular o cão e o gato, são hoje equiparados a qualquer membro da família, “outrora concebida como uma instituição habitada somente por humanos”, fenómeno que “obrigou os médicos veterinários a responderem de um modo mais eficiente e organizado às exigências cada vez mais intensas dos seus clientes.”

Passados 25 anos, a associação é uma organização que aposta na comunicação, na formação e que tem vindo a ganhar de forma crescente cada vez mais e mais associados, contando em 2015 com mais 23,3% de sócios ativos do que em 2012.

Leia a mensagem na íntegra.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?