Eventos

APIFVET marca presença em debate sobre produção animal sustentável

APIFVET marca presença em debate sobre produção animal sustentável

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) foi uma das convidadas para debater o futuro da alimentação e uma produção animal sustentável num evento promovido, recentemente, pela AnimalhealthEurope (AHE).

De acordo com a AHE, “uma população altamente urbanizada, sem contacto com o meio rural, sem conhecimento sobre práticas de produção de animais e sem conhecimento dos valores nutritivos, em associação a uma série de opiniões diversas nas redes sociais sobre escolhas alimentares e dietas, estão a contribuir para acentuar a falta de confiança nos atuais sistemas alimentares e uma confusão sobre dietas saudáveis”.

A discussão reuniu representantes da European Food Safety Authority (EFSA), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da Associação Europeia de Consumidores (EuroCoop) e da ONG BirdLife Europe, que trocaram opiniões sobre alimentação, nutrição e agricultura, bem como sobre a perceção pública em relação à produção animal e o seu futuro.

A APIFVET esteve representada pelo seu diretor-geral, José Carapeto, que aproveitou a ocasião para defender que “é crucial que as pessoas saibam que atualmente, e cada vez mais, se fala a uma só voz no que respeita à saúde animal e à saúde humana, o que traz mais garantias a todos os níveis. Uma informação objetiva, baseada em factos cientificamente comprovados e não em mitos urbanos é essencial para uma alimentação sustentada e saudável, e a APIFVET quer ter também um papel ativo nesta tarefa”.