Hotel para cães

Animavet e Mania dos Cães inauguram residência canina em parceria

A clínica veterinária Animavet, em Silvares, Lousada, estabeleceu uma parceria com a Mania dos Cães – Educação e treino canino para a criação de uma residência para cães em Felgueiras, cuja abertura decorreu no passado dia 4 de julho.

A Residência Canina Mania dos Cães conta com a assistência veterinária da Animavet e é gerida pelo treinador e fundador da Mania dos Cães, João Pedro Ramos, que conta com ampla experiência em educação comportamental canina. Situada num lote com quatro mil metros quadrados, a residência conta com cinco boxes e dois pátios vedados em terreno natural, com erva, onde os cães podem brincar e conviver. No espaço exterior, foi ainda criado um “monte” de terra, que, segundo o treinador, os cães adoram escalar e contemplar o que se passa lá de cima.

“O principal não será ter um grande número de cães alojados, mas alojá-los com qualidade, no sentido do que fazem durante o tempo que passam aqui”, disse à VETERINÁRIA ATUAL João Pedro Ramos. Segundo o treinador, a ideia para a residência surgiu devido “à falta nesta zona de espaços onde os cães possam ficar, num ambiente natural, em liberdade”.

A Residência Canina Mania dos Cães vem resolver esse problema, já que os animais ficam soltos durante a sua estadia, “mas com alguns cuidados”, como frisou o treinador. “São recolhidos nas horas de maior calor, porque o descanso é fundamental. Fazemos ainda atividades para que estes estejam tranquilos. Promovemos muito trabalho de nariz, uma das formas mais fáceis e naturais de cansar o cão com qualidade.”

Foto do interior da box

 

No seu período de descanso, os animais dispõem de boxes com uma parte coberta e fechada, de 2 x 2 m, e ainda um espaço semicoberto, de 2 m x 1,5 m. Todas as boxes são da mesma dimensão.

Ao contrário de outros espaços do género, nesta residência os hóspedes de quatro patas não são separados por tamanho. “Tentamos, sim, fazer grupos pequenos por forma a que todos os cães consigam estar juntos com qualidade, e isso até pode acontecer juntando cães grandes e pequenos que saibam socializar.”

A parceria entre a Animavet e a Mania dos Cães, fundada em 2011, começou há cerca de um ano, com a abertura da clínica da médica veterinária Daniela Moreira em Lousada. As duas entidades colaboram especialmente no plano do comportamento canino, com João Pedro Ramos a prestar apoio a pacientes com questões comportamentais.

O preço da diária na Residência Canina Mania dos Cães é de 18 euros, independentemente do tamanho do animal, valor que inclui alimentação.