Num comunicado emitido no respectivo site, a AVMA rotulou o abuso que aparece num vídeo, divulgado pela Human Society of the United States (HSUS) e que inclui vacas a serem repetidamente alvo de choques eléctricos e arrastadas por correntes, como «desumano» e «inaceitável».
«O sistema de produção animal alimentar falhou nestes animais», afirmou o director-executivo da AVMA, W. Ron DeHaven. «Todos os envolvidos na agricultura animal, seja em quintas ou em fábricas, partilham uma responsabilidade ética de proteger a saúde e o bem-estar do animais usados na produção alimentar», acrescentou.
No dia 24 de Junho, o secretário da Agricultura norte-americano, Ed Schafer, reuniu-se com representantes da indústria animal, uma iniciativa que agradou a DeHaven. «Nesta situação, o objectivo da AVMA é o de trabalhar com todos os depositários para garantir que este género de negligências e abusos não se voltem a repetir», afirmou.
DeHaven apontou, ainda, para a necessidade urgente em aumentar a vigilância da Medicina Veterinária em todas as fases do ciclo de vida destes animais. «Devem existir médicos veterinários que protejam o bem-estar e a saúde destes animais», considerou.
American Veterinary Medical Association condena abuso de gado bovino patente em filme
Após tomar conhecimento de um filme que mostra o excessivo abuso de bovinos num leilão de gado, a American Veterinary Medical Association (AVMA) condenou fortemente a crueldade e emitiu um pedido de maior adesão a guidelines e a standards de tratamento, noticiou o “Medical News Today”.