Alimentação

Alerta para surto de Salmonella em comida crua para cães

A Food Standards Agency, do Reino Único, lançou um alerta relacionado com a descoberta de Salmonella num produto de alimentação crua para cães comercializado pela Avondale Pet Foods Ltd.

O produto em causa – ‘Just Natural Chicken & Tripe’ – constituído por 50% de frango e 50% de vísceras, deu positivo para Salmonella avançou a agência encarregue de garantir a segurança alimentar no Reino Unido. O lote de produtos em causa foi vendido na Escócia e Inglaterra.

Em causa está um risco para a saúde animal, mas também para a saúde humana, já que as bactérias em causa podem afetar tanto pessoas, como animais. Não só os animais de estimação podem contrair Salmonella devido à ingestão do produto, como os tutores podem ser infetados ao manusear o comedouro dos animais, por exemplo.

Sintomas

Recorde-se que, em humanos, os sintomas de Salmonella incluem febre, diarreia e dor na região abdominal. Já nos animais estão geralmente relacionados com diarreia.

A empresa Avondale Pet Foods Ltd já emitiu um pedido de desculpas aos consumidores e pediu que os mesmos devolvessem o produto com a garantia de reembolso.

O que fazer

Perante o alerta, a Food Standards Agency aproveitou para veicular uma série de conselhos para os tutores que optem por alimentar os seus animais de estimação com comida crua. Um deles passa por limpar “minuciosamente” os utensílios e o comedouro dos animais.

Além disso, os alimentos crus devem ser armazenados separadamente de outros alimentos, em “pratos especialmente preparados”, e ter cuidados especiais no processo de descongelamento, para evitar a contaminação de alimentos e superfícies.