De acordo com o estudo, que inquiriu 700 médicos veterinários, quatro em cada dez veterinários consideram que as pesquisas online realizadas pelos donos de animais são “inúteis”, com apenas 6% dos veterinários a considerar essas pesquisas úteis.
A investigação concluiu ainda que os problemas de pele são a razão mais comum para procurar um veterinário, com 70% dos inquiridos a responder que são os problemas mais comuns que veem. Entre os outros problemas mais frequentes estão vómitos, diarreia e problemas digestivos (54%) ou os problemas músculo-esqueléticos, como fraqueza nos membros (45%).
Segundo o estudo, 80% dos veterinários têm clientes que os procuram mais tarde do que deviam, sobretudo devido à tentativa de diagnosticarem eles próprios os problemas e de tratarem os seus animais.
“O “Dr. Google” normalmente resulta num mau diagnóstico de determinadas condições e leva os proprietários a acreditar que existe um tratamento barato e eficaz se consultarem a internet. É frustrante que algumas pessoas pareçam acreditar genuinamente que um diploma de medicina veterinária e uma rápida pesquisa no Google são a mesma coisa”, refere um dos responsáveis pelo estudo.