Quantcast
Antibióticos

9 em cada 10 veterinários receiam resistência aos antibióticos

medicamentos nova

Um estudo realizado pela British Veterinary Association (BVA) revela que a maioria dos médicos veterinários do Reino Unido receia a resistência aos antibióticos. De acordo com a organização, isto pode significar que os médicos veterinários “têm dúvidas que consigam tratar infeções sem estes fármacos”.

A BVA explica que 78% dos veterinários receiam que a resistência aos antibióticos afete a sua capacidade de tratar infeções pós-cirúrgicas. Segundo os veterinários inquiridos, “a falta de complience por parte dos proprietários dos animais, que muitas vezes não obrigam os seus animais a tomar a medicação até ao fim, é a principal razão para o aumento da resistência aos antibióticos.”

“A profundidade das preocupações dos médicos veterinários inquiridos mostra que é preciso que todos façam aquilo que é correto e combatermos a resistência aos antibióticos pelo bem da saúde animal e humana. Isto significa também que os proprietários devem colaborar com os veterinários e perceber que em algumas circunstâncias os antibióticos não são necessários para tratar os seus animais de estimação”, refere a British Veterinary Association.

Os resultados da pesquisa foram divulgados numa altura em que se assinala o European Antibiotic Awareness Day (18 de novembro) e revelou que:

– Um terço dos veterinários de pequenos animais estão “muito preocupados” com as resistências aos antibióticos

– 72% indicam o baixo cumprimento das regras por parte dos donos dos animais, que não dão a medicação aos animais até ao fim, como um dos fatores para o aumento das resistências

– Quase 90% admitiram estar sob pressão por parte dos clientes para receitar determinados medicamentos

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?