A iniciativa, que juntou decisores da União Europeia, Organizações Não-Governamentais de Bem-Estar animal, representantes da indústria da saúde animal, veterinários, proprietários de animais de companhia e até mesmo alguns cães mostrou os benefícios dos animais de companhia nos campos social e de saúde na vida das pessoas, explica a Federação Europeia de Saúde Animal em comunicado.
Mais de 70 milhões de famílias na Europa possuem animais de companhia, que não só são considerados muitas vezes como um “membro”, mas que também podem apoiar as atividades diárias. Só na União Europeia, mais de 12 mil cães-guia ajudam as pessoas cegas a levar uma vida independente. Outro exemplo é o uso de cavalos no tratamento de pessoas com deficiências mentais e físicas, sendo este já um procedimento prescrito pelos médicos.
Num esforço para realçar este papel positivo dos animais na sociedade europeia, a Indústria de Saúde Animal adotou o lema “Os animais são bons para nós, seja bom para eles. Nós importamo-nos”.