Desde que começou a pandemia de covid-19, a comunicação através das redes socias tem-se revelado um meio eficaz para muitas clínicas manterem o contacto com os seus clientes. No entanto, a declaração de um novo estado de emergência poderá influenciar o funcionamento dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMVs).
“Os seus clientes vão querer saber exatamente o que esperar quando chegam ao CAMV, quais são as medidas de contingência, se o horário se mantém e se podem entrar no CAMV”, começa por referir Carolina Rebelo Morais, account manager da Digitail, sublinhando que a forma “mais rápida e mais barata” de partilhar informação é através das redes socias.
“Tanto o Facebook como o Instagram são ótimas ferramentas para partilhar eficazmente todas as atualizações, à medida que as suas políticas e procedimentos mudam”, refere.
Posto isto, a marca sugere quatro dicas de como é que pode inovar e responder às necessidades dos clientes.
- Os animais continuam a precisar de ir ao médico veterinário
Em primeiro lugar, deve pensar em como pode continuar a servir os seus clientes neste tempo de incerteza. Informar sobre os serviços que continua a prestar, relembrar a importância dos cuidados profiláticos e da continuação dos tratamentos.
É importante reforçar que os animais continuam a precisar de cuidados e que uma situação simples não tratada pode originar um problema grave.
- “Mostre-se”
Os seus clientes estão preocupados com a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação e procuram informações, orientação e até um incentivo para se deslocarem ao CAMV. No fundo, precisam de saber que continua presente.
Partilhe as atualizações relacionadas com os serviços como, por exemplo, a telemedicina ou entregas ao domicílio. Publique fotografias das consultas, para que os seus clientes mantenham a confiança e responda às perguntas que são feitas mais frequentemente por esta ou por outras vias.
- Comunique a segurança das suas instalações
Tranquilize os seus clientes ao comunicar claramente as medidas adotadas pelo seu CAMV, quer nas redes sociais, quer no seu website, quer através de comunicações por e-mail ou sms.
O seu principal objetivo é que os seus clientes se sintam seguros, confortáveis e saibam que podem confiar no seu CAMV.
- Tome agora a iniciativa
Este não é um momento para ficar parado, mas sim um momento para agir. Depois do que aconteceu em março, devemos ter uma atitude proativa e não reativa. Aproveite para ajustar a sua estratégia de marketing online e diminuir os impactos negativos da covid-19.