A Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) e o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV), em colaboração com CAMV de todo o País e diversas associações, criaram uma petição sobre “Regras justas para a Radiologia Veterinária”.
Na petição escreve-se que “o enquadramento regulatório que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) decidiu aplicar às práticas radiológicas veterinárias está a prejudicar os cuidados de saúde e o bem estar dos animais, com possíveis consequências sobre a saúde humana”.
De acordo com os promotores, “várias clínicas veterinárias já desativaram o seu serviço de diagnóstico radiológico, principalmente nas regiões mais desfavorecidas economicamente, por não conseguirem fazer face aos novos custos burocráticos”.
Dessa maneira pedem a publicação oficial de um estudo de análise de risco das práticas radiológicas veterinárias portuguesas e a revisão da legislação.
Neste momento, já existem cerca de seis mil assinaturas (quase três mil online e as restantes em papel. De acordo com o comunicado pelo SNMV, é “a maior recolha de assinaturas de medicina veterinária feita em Portugal”.
A petição já foi aceite pela comissão competente de apreciação na Assembleia da República, sendo necessário recolher mais 1500 assinaturas até ao dia 30 de junho.
Pode assinar a petição em: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/2244