CAMV

OneVet Hospital Veterinário Universitário de Coimbra recebe novo equipamento TAC

Chegou em março, em pleno mês de confinamento obrigatório, e entrou em funcionamento em 14 de maio, pronto a auxiliar diagnósticos de casos mais complexos. Após uma recente instalação deste tipo de equipamento no Porto, o OneVet Group apostou agora no Hospital Veterinário Universitário de Coimbra, que passa a contar com um novo equipamento de tomografia computorizada multicorte, que vem complementar, “num processo natural”, como explica Paulo Pimenta, diretor de operações do OneVet Group, outros equipamentos, como a radiografia digital, ecografia, endoscopia e broncoscopia.

“O diagnóstico por imagem tem vindo nos últimos anos a sofrer uma evolução enorme na medicina veterinária, fruto dos avanços tecnológicos dos equipamentos, bem como da procura de exames mais avançados por parte de uma classe profissional com uma maior exigência e uma maior especialização”, diz o diretor de operações.

“O equipamento de TAC, dotado de um detetor de 16 cortes, é mais frequentemente utilizado em patologias neurológicas, no estadiamento oncológico e no diagnóstico e planeamento cirúrgico de doenças ortopédicas”, acrescenta.

O OneVet Hospital Veterinário Universitário de Coimbra foi fundado em 2014, em parceria com a Escola Universitária Vasco da Gama. “É dotado de uma equipa multidisciplinar, composta por médicos veterinários com experiência nas áreas de medicina interna, ortopedia e traumatologia, neurologia, oncologia, oftalmologia, dermatologia, cardiologia e cirurgia geral, ortopédica e neurológica”, refere Paulo Pimenta.

Segundo o diretor de operações do OneVet Group, o número de animais atendidos tem vindo progressivamente a aumentar, “alcançando no ano de 2019 o valor de 3 644 num total de 10 907 visitas”.

O equipamento de TAC da Canon Medical agora adquirido é o terceiro do grupo, situando-se os restantes no OneVet Hospital Veterinário do Porto e no Hospital Veterinário de Berna. “Entendemos que todos os nossos hospitais devem estar dotados com este tipo de equipamento, sendo um dos objetivos do grupo evoluir nesse sentido”, garante o diretor de operações.

O OneVet Group conta com 19 unidades no total — sete hospitais e 12 clínicas —, 50 consultórios, 17 salas de cirurgia, cinco salas de formação e 210 colaboradores.