O impacto de uma alimentação de qualidade na saúde e longevidade dos animais de companhia foi o tema central do novo episódio do Podcast da Veterinária Atual. Tiago Tavares, gerente nacional da Ownat, destaca a importância de uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, e o seu papel na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida de cães e gatos.
Tiago Tavares começa por enfatizar que uma dieta de alto valor biológico, com carne fresca, superalimentos e cereais integrais pode ajudar no suporte das funções vitais, beneficiando a saúde digestiva, articular e imunológica, além de ajudar a manter o peso ideal.
Paralelamente, o gerente nacional da Ownat reforça a importância da nutrição preventiva. “Uma alimentação de qualidade é também a melhor forma de prevenir o eventual aparecimento de várias patologias e de reduzir significativamente a incidência de problemas como a obesidade, diabetes e doenças articulares.”
Neste circuito da nutrição animal, denota também a crescente consciencialização dos tutores sobre a importância de alimentos de alta qualidade, assim como o papel pedagógico dos médicos veterinários e de outros profissionais da área, no sentido de priorizar a orientação nutricional em consultas e espaços clínicos especializados.
“Quanto maior o valor biológico e a naturalidade do produto, maior o impacto positivo na saúde do cão e do gato”
O compromisso com a rastreabilidade e a naturalidade dos ingredientes foi sublinhado na conversa, em que foram destacados os “padrões rigorosos de controlo e higienização semelhantes aos aplicados à carne destinada ao consumo humano”. Na perspetiva do profissional é essencial garantir produtos de qualidade: “fazemos isso alinhados às diretrizes da Federação Europeia da Indústria de Pet Food (FEDIAF)”, explica.
O gerente nacional da Ownat reforça que a filosofia da marca prioriza a utilização de ingredientes de alto valor biológico e o desenvolvimento de produtos cada vez mais naturais. “Quanto maior o valor biológico e a naturalidade do produto, maior o impacto positivo na saúde do cão e do gato.”
Ouça o Podcast na íntegra aqui.