O número de centros de imagem veterinários inaugurados ao longo da última década em Portugal são reveladores da importância que a imagiologia e o diagnóstico por imagem têm vindo a ganhar na medicina veterinária. No Podcast da Veterinária Atual, vamos conhecer as inovações tecnológicas a este nível e de que forma ajudam a contribuir para o bem-estar animal, mas também para um melhor trabalho clínico do médico veterinário e, claro, para um melhor serviço prestado ao tutor.
O progresso da imagiologia veterinária, acompanhado por avanços tecnológicos assinaláveis, tem contribuído para diagnósticos mais rápidos, precisos e menos invasivos.
No novo episódio do Podcast da Veterinária Atual, José Graça, gerente da Ecomóvel LDA e diretor clínico da Imagiologia Veterinária do Porto e do Centro de Cardiologia Veterinário do Porto, reforça o impacto da evolução tecnológica da ecografia em intervenções mais eficazes e preventivas. Um exemplo mencionado pelo profissional é o uso de “ecografias para identificar corpos estranhos no estômago de animais, como meias ou bolas, evitando assim cirurgias intestinais mais invasivas”.
Adicionalmente, a adesão a check-ups regulares, sobretudo em animais geriátricos, tem aumentado significativamente, refletindo uma mudança cultural em direção a uma medicina preventiva. “Noto é que as pessoas, vendo este tipo de serviços, aderem muito mais à prevenção. Há uns anos quase ninguém fazia check-ups geriátricos, mas com o avanço da tecnologia, com o aparecimento de ecografias, muitos tutores aderem a esse tipo de serviço. A ecografia aparece como meio diagnóstico complementar para fazer check-ups”, denota o médico veterinário.
Apesar de algumas limitações financeiras e diferenças estruturais, José Graça considera ainda que os centros de referência veterinária em Portugal têm alcançado um nível comparável ao de outros países da Europa, aproximando-se progressivamente dos padrões da medicina humana. Essa evolução deve ser sustentada por investimentos em equipamentos de ponta e formação contínua de profissionais.
Ouça o podcast aqui.