Quantcast
Médicos Veterinários

FVE: “Veterinária é parte da solução de muitos problemas de hoje no mundo”

Inquérito sobre prescrição de antimicrobianos

O presidente da Federação dos Veterinários da Europa (FVE), Rens Van Dobbernburgh, afirmou que a “medicina veterinária é parte da solução de muitos problemas de hoje no mundo”. A declaração surgiu no âmbito da apresentação dos cinco pontos chaves da estratégia da FVE para os anos 2021-2025, relata o Portal Veterinaria.

O responsável pela FVE afirmou também “se algo ficou claro durante a crise da covid-19 é a importância do One Health, a saúde interconectada das pessoas, animais e ecossistemas”. “É fundamental um foco intersetorial e transdisciplinar de uma só saúde. Isso está refletido na nossa nova estratégia”, revelou.

Para Rens van Dobbenburgh, a profissão veterinária europeia deve olhar além da saúde imediata dos animais e das pessoas e ter em conta o panorama mais amplo por detrás dos problemas de saúde individuais.

Prioridades da estratégia

Na estratégia da FVE, as cinco prioridades chaves são:

1 – Promover a One Health e a sustentabilidade  

Para a federação, os médicos veterinários devem assumir um papel de liderança e fortalecer a colaboração com as outras profissões e disciplinas relevantes.

2 – Criar uma comunidade veterinária

A FVE considera “vital” que a organização e as suas organizações membro estabeleçam sinergias entre as suas atividades tanto quanto possível.

3 – Serem reconhecidos e influentes

A nível europeu, a FVE quer que os médicos veterinários sejam valorizados como representantes credíveis e confiáveis de toda a profissão na Europa.

4 – Estudar a demografia veterinária e promover carreiras gratificantes

Para a FVE é “importante” atrair uma variedade ampla de jovens para a profissão. A diversidade, no seu ver, irá contribuir para a flexibilização da profissão e da sua capacidade de adaptar-se às novas situações.

5 – Adotar as novas tecnologias

Novas ferramentas tecnológicas, como a digitalização, a pecuária precisa, a recolha de indicadores de base animal, a inteligência artificial e a telemedicina veterinária, desenvolvem-se rapidamente. A federação afirma que irá seguir de perto o desenvolvimento dessas ferramentas.

O Presidente da FVE diz que vai continuar a dedicar todos os seus esforços à missão fundamental da federação: melhorar a saúde animal, o bem-estar dos animais, a saúde pública e a proteção do ambiente através da promoção da profissão veterinária.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?