O professor Colin Burrows, presidente da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) entre 2013 e 2016 e membro do conselho executivo por vários anos, foi galardoado com um doutoramento honorário da Royal Veterinary College (RVC) em Londres, em reconhecimento do seu serviço para a profissão veterinária globalmente.
Colin Burrows doutorou-se em ciências médicas comparativas pela Universidade da Pensilvânia em 1980 e ingressou na Universidade da Florida em 1980. A sua especialidade foi o estudo da doença gastrointestinal canina e felina, hepática e pancreática.
Durante a cerimónia de entrega, em julho, o ex-presidente da WSAVA agradeceu ao RVC pela honra que lhe tinham dado e felicitou os formandos deste ano. “Costumava ser tudo sobre os animais”, disse ele, “mas agora é sobre animais, pessoas e o ambiente. É tudo sobre a One Health”. “À medida que revês cada fase da sua carreira, pergunta-te – fiz a diferença?”, disse-lhes: “porque é disso que se trata ser médico veterinário.”
O atual presidente da WSAVA, Siraya Chunekamrai, afirmou: “O Dr. Burrows deu um contributo incomensurável para a WSAVA, tal como tem feito às muitas associações veterinárias a que deu livremente o seu tempo durante a sua distinta carreira. Consideramos-nos muito sortudos e felicitamo-lo por este merecido doutoramento honorário.”
Colin Burrows foi também coordenador do programa da Conferência Veterinária Norte-Americana entre 1984 e 2002, tornando-se o seu chefe executivo nesse ano. Mais tarde tornou-se editor-chefe emérito do Clinician’s Brief, o jornal oficial da WSAVA, e editor-chefe da sua Global Edition.