Quantcast
Animais de Companhia

Estudo: Mau comportamento, obesidade e diarreia em cães e gatos cresceu

Estudo: Mau comportamento, obesidade e diarreia em cães e gatos cresceu

Um estudo do Hamilton Specialist Referrals (Reino Unido), feito aos médicos veterinários, revela que a incidência de problemas de comportamento, obesidade e diarreia aumentou nos últimos 12 meses, durante a pandemia da covid-19, noticia o Vet Report.

80% dos veterinários notou um aumento de problemas de comportamento. Já mais de 60% detetou um aumento de casos de obesidade e diarreia. As hemorragias gastrointestinais e as infeções do trato urinário foram reportadas por quase 60% dos inquiridos.

Não só o número de casos aumentou, como a dificuldade em gerir certas condições piorou durante a pandemia, principalmente as condições médicas crónicas. 37% dos veterinários reportou que os casos de diabetes felinos foram mais difíceis de gerir. Um número maior que os 32% nos casos caninos de diabetes.

Os problemas hormonais também foram considerados como desafiantes de gerir, entre os quais o hiper e o hipoadrenocorticismo (32%) e a gastroenterite crónica (28%).

O facto de a incidência de distúrbios que podem ter uma componente relacionada com o stresse, incluindo problemas comportamentais, diarreia e infeção do trato urinário, ter aumentado em uma elevada proporção de inquiridos, indica que muitos animais de companhia podem estar a sentir um stresse acrescido durante a pandemia”, explica a especialista em medicina, Stefanie Mitze.

Em resposta a casos médicos crónicos, frequentemente relatados como mais difíceis de gerir, vão ser criados vídeos de CPD para ajudar na gestão desses problemas. Os vídeos vão estar disponíveis este mês, aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?