Quantcast
congresso mundial

WSAVA lança atualização das diretrizes globais de gestão de dor

WSAVA lança atualização das diretrizes globais de gestão de dor

A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) lançou uma atualização às suas diretrizes globais de gestão de dor, durante o Congresso Mundial, que se realizou este ano no Peru. As novas diretrizes estão disponíveis aqui.

Segundo explicado em comunicado, o documento enfatiza o uso de escalas de dor para a avaliação da dor aguda e crónica nos animais de companhia. Em termos de gestão de dor, as orientações têm em conta novas provas relativas à eficácia e segurança das terapias farmacêuticas e não farmacêuticas.

 

Por exemplo, foi avaliado o desempenho de novos fármacos, incluindo anticorpos monoclonais, ou aqueles com novos sistemas de entrega, e as evidências sobre o uso de canabinóides para a dor crónica.

É discutido ainda o uso de terapias não farmacêuticas, incluindo acupunctura. As orientações salientam igualmente que a eutanásia deve ser sempre considerada nos casos em que a dor não pode ser gerida de forma eficaz e a qualidade de vida é deficiente.

 

O documento dá agora também maior atenção ao papel das emoções na perceção da dor, reconhecendo-se que o medo e o stresse podem aumentar essa perceção.

“A gestão da dor é uma área de medicina veterinária em que o conhecimento e a compreensão se expandiram drasticamente nos últimos anos”, explica a presidente do WSAVA Global Pain Council, Beatriz Monteiro.

 

As diretrizes estão atualmente disponíveis em inglês com tradução para línguas espanholas, portuguesas, chinesas e outras em curso.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?