Animais de Companhia

Conheça as raças mais propensas à infestação de carrapatos

iStock

Um estudo recente analisou a infestação de carrapatos em cães, no Reino Unido, e a sua prevalência foi de 2,03%. Algumas raças mostraram-se mais suscetíveis, como Cairn Terrier, Standard Poodle e Goldendoodle, já as menos propensas foram Staffordshire Bull Terrier, Rottweiler e Chihuahua.

Realizado através do Programa VetCompass, no Reino Unido, o estudo analisou os registos clínicos de 905.553 cães que estiveram sob cuidados veterinários em 2016, acompanhando-os durante um período de cinco anos, noticia o Portal Veterinaria.

Além da prevalência e das raças mais propensas à infestação destes parasitas, o estudo identificou também alguns fatores de risco significativos. Os cães machos, por exemplo, mostraram 1,24 vezes mais probabilidade de sofrer infestações em comparação às fêmeas, já os cães de raças cruzadas modificadas também mostraram maior suscetibilidade em comparação com as raças cruzadas não modificadas. Da mesma forma, cães com pelagem média e com orelhas caídas em formato de V mostraram mais propensão em comparação com cães com pelagem curta e orelhas eretas.

Prevalência da infestação

A prevalência de infestação de carrapatos foi de 0,67% no período de um ano (2016), 1,47% no período de três anos (2015 a 2017) e 2,03% no período de cinco anos (2014 a 2018).

Comprimento da pelagem como fator de risco

Cães com pelagem média têm 2,1 vezes mais probabilidade de serem infestados em comparação com cães com pelagem curta.

Influência da idade

A probabilidade de infestação por carrapatos diminui com o aumento da idade. Isto pode ocorrer porque os cães mais jovens são mais ativos e, portanto, têm maior exposição a estes parasitas.