A World Veterinary Association (WVA) e a HealthforAnimals premiaram a American Veterinary Medical Association (AVMA) com o Prémio do Dia Mundial da Veterinária 2021 pela sua resposta à crise provocada pela covid-19, revela a WVA, em notícia do site. O Dia Mundial da Veterinária é celebrado anualmente no último sábado de abril.
O desenvolvimento, a implementação e a atualização de uma secção online dedicada à covid-19, o “COVID-19 Resource Center”, que foi lançada em fevereiro de 2020 – três semanas antes da declaração pela OMS de pandemia global, foi um dos destaques da atividade da AVMA durante a crise pandémica.
A presidente da WVA, Patricia Turner, afirmou: “Ao longo da crise global Sars-CoV-2 e continuando até ao presente, a AVMA demonstrou uma liderança nacional e internacional estelar, apoiando profissionais veterinários em todo o mundo com informações e recursos críticos destinados a garantir a sustentabilidade e continuidade prática, bem como a proteger a segurança alimentar e a saúde pública.”
Já a diretora executiva da HealthforAnimals, Carel du Marchie Sarvaas, considerou que: “Nos EUA, o trabalho da AVMA e dos seus membros garantiu que os animais e as pessoas à sua volta estavam mais bem protegidas ao longo deste tempo. Lembraram-nos porque é que os médicos veterinários são pilares da nossa comunidade e são louváveis destinatários do Prémio do Dia Mundial da Veterinária de 2021. Parabéns por esta merecida honra.”
Por último, o presidente da AVMA, Douglas Kratt recordou que “a doença não conhece fronteiras, e mais de 75% das doenças humanas emergentes, como a covid-19, têm origem em animais. Os veterinários são realmente uma parte fundamental da primeira linha de defesa”.