Quantcast
Animais de Companhia

Animais de companhia com sintomas de covid-19 testados em Seul

sintomas covid

Os cães e gatos que estiveram em contacto com humanos infetados e desenvolveram sintomas de covid-19 vão ser testados gratuitamente na capital da Coreia do Sul, Seul, noticia o jornal Público.

Segundo a Associated Press, a medida foi anunciada pelo Governo coreano depois de um gato, no sudeste de Jinju, ter sido o primeiro animal no país infetado por covid-19. As tutoras do gato, mãe e filha, eram duas das dezenas de infetados numa instituição religiosa de Jinju.

Os testes gratuitos serão apenas para cães e gatos (animais de companhia) – e não todos os animais -, uma vez que as entidades consideram que são estes os que estão em maior contacto com humanos.

Em entrevista ao Público, Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, afirma que a medida poderá ser “prematura”, uma vez que não há ainda “estudos que justifiquem” a necessidade de testar animais. “Os animais, à partida, não desenvolvem a doença. Há casos esporádicos de animais que tiveram alguns sintomas, mas não há mortes de animais por covid-19”, refere. Mais ainda, os contágios acontecem, “eventualmente, do tutor para o animal e não o oposto”.

Desde o início da pandemia que tem surgido vários relatos de animais com covid-19.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?