Médicos veterinários

OMV recebe Medalha de Honra da Agricultura: “É o reconhecimento da classe”

OMV recebe Medalha de Honra da Agricultura: “É o reconhecimento da classe”

A Ordem dos Médicos Veterinários recebeu no dia 4 de outubro a Medalha de Honra da Agricultura, uma distinção entregue por Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. A distinção visa reconhecer a classe médico-veterinária e a atuação dos seus profissionais nas mais diversas áreas.

“Foi com alguma surpresa, mas motivo de grande satisfação que recebi o telefonema do Sr. Ministro da Agricultura a comunicar a intenção de atribuir à OMV a Medalha de Honra da Agricultura. É um reconhecimento inédito para a Ordem dos Médicos Veterinários, que comemora amanhã 27 anos, e é uma honra para todos os médicos veterinários do país”, referiu à Veterinária Atual Jorge Cid, bastonário da OMV.

“É o reconhecimento da classe pela atuação que tem tido em várias matérias, como a problemática do bem-estar animal, pelo papel altruísta e espírito de missão que tiveram durante os incêndios, entre muitas outras matérias, e um reconhecimento público de uma classe que por vezes tem sido caluniada por alguns setores da sociedade. Hoje em dia o Governo vem reconhecer o papel importante da Ordem em vários assuntos no âmbito da sua vasta atuação”.

Segundo Jorge Cid, atualmente a Ordem está constantemente a ser “consultada por todas as entidades competentes para todos os assuntos relacionados com todas as áreas em que os médicos veterinários têm atuação. Há cada vez mais um espírito de cooperação entre a saúde humana e animal e estamos na linha da frente nesta cooperação, que será o futuro na visão ‘Uma Só Saúde’.

“Aproveito para endereçar este reconhecimento a todos os médicos veterinários do país que, com seu espírito de bem fazer, sacrifício, muitas vezes com bastante falta de meios, conseguem levar a medicina veterinária ao seu mais alto desempenho e que prestigiam a nossa classe em toda a sociedade portuguesa”.