Quantcast
Animais de Produção

Vírus da febre catarral ovina consegue sobreviver ao inverno

Nova diretiva europeia para vacinas contra ‘língua azul’

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia-Davis descobriu que o vírus da febre catarral ovina consegue sobreviver ao inverno, reproduzindo-se através do inseto que a transmite.

“Com a realização deste estudo epidemiológico numa exploração no Norte da Califórnia fomos capazes de demonstrar que o vírus hiberna em mosquitos do sexo feminino que se alimentaram de um animal infetado durante a temporada anterior”, refere Christie Mayo, médico veterinário responsável pelo estudo.

De acordo com os investigadores, esta descoberta vai permitir prever a ocorrência de febre catarral ovina, ajudando a desenvolver controlos para a doença. A doença é transmitida pelos Culicóides, um pequeno mosquito, e afeta sobretudo bovinos e caprinos, assim como veados e outros ruminantes selvagens.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?