Animais de Produção

Sistema Nacional de Informação e Registo Animal estreia novas funcionalidades

Sistema Nacional de Informação e Registo Animal estreia novas funcionalidades

O Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) tem agora novas funcionalidades no modelo de comunicação de mortes (sem recolha SIRCA) e de desaparecimentos e abates para autoconsumo. A plataforma conta também com um novo formulário para reativações de animais, referentes a Ovinos e Caprinos (O/C).

Novidades

De acordo com o IFAP, no que ao formulário para comunicação de mortes/desaparecimentos diz respeito, as alterações são a inclusão de indicador de “Reidentificado”, nos casos dos animais que tenham sido objeto de re-identificação, uma vez que a identificação que consta do formulário será sempre a mais atual.

As versões de “Substituição” serão aplicadas unicamente para reativar animais que tenham sido incorretamente registados como “Mortes (sem recolha SIRCA)” ou “Autoconsumos” na 1ª versão do documento.

Nas versões de “Substituição” deixou de ser possível alterar a data de ocorrência e o tipo de ocorrência. A correção destas situações passa a ser efetuada através da ativação do animal e posterior registo de nova ocorrência num novo documento; e reativar animais registados como “Desaparecidos” na 1ª versão do documento. Esta reativação passa a ser efetuada no âmbito do novo formulário de “Reaparecimentos”.

Além disso, todas as declarações de “Mortes/Desaparecimentos O/C”, atualmente no estado “Inicial” ou “Válido”, ou seja, não submetidas serão eliminadas através de um procedimento automático, ficando com estado “Eliminado administrativamente” caso se verifique que não tenham sido alteradas há mais de dois anos, ou não tenham erros impeditivos e tenham sido criadas há mais de oito dias.

Destaque ainda para a criação de um novo formulário para reaparecimentos, uma ferramenta que permite o registo do reaparecimento de animais que tenham sido registados como “Desaparecidos” (no formulário de “Mortes/Desaparecimentos”) ou “Desativados” por integração de dados de controlo.