Quantcast
Animais de Produção

Polónia deteta em martas estirpe de covid transmissível entre animais e humanos

Polónia

O ministério da agricultura da Polónia anunciou que foi descoberta uma estirpe transmissível entre animais e humanos numa quinta de martas, também conhecidas como visons, noticia o jornal Observador.

Segundo a Reuters, a variante foi detetada no final do mês passado, sendo que já está a levantar grandes preocupações na indústria das peles. O país conta com mais de 350 explorações desta indústria.

“Os dados obtidos pelas autoridades sanitárias e os exemplos do ano passado detetados na Dinamarca e na Holanda [igualmente em comunidades de visons] indicam claramente que também na Polónia o vírus é transmissível do animal para os humanos e vice-versa”, lê-se no comunicado emitido pelo ministério da agricultura polaco.

Esta descoberta resultou na ordem de abate dos cerca de 5 800 visons do condado de Kartuzy.

The Guardian esclarece que, no mesmo comunicado, é informado que a variante não é igual a nenhuma outra detetada em humanos. Além de ser diferente da variante dinamarquesa. No entanto, já era uma estirpe animal conhecida dos epidemiologistas.

Recorde-se que em novembro de 2020, a Dinamarca abateu toda a sua comunidade de martas, devido à covid-19. Os animais foram identificados como origem de surtos. Já antes, em julho, tinham sido abatidos quase 93 mil visons em Espanha.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?