A iniciativa consistiu num conjunto de seminários e workshops, agrupados em dois temas distintos, Ruminantes e Equinos, orientados segundo duas temáticas essenciais: “Enfrentar o futuro da produção pecuária – Desafios e oportunidades” e “Técnicas de reabilitação equina”.
Entre os principais oradores destaque para o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, que falou acerca do futuro da PAC e sobre as novas regras operacionais dos apoios comunitários. Sobre a realização das jornadas, José Diogo Albuquerque referiu tratar-se de “um evento interessante que tem um sector em paralelo, o dos Veterinários, que está ativo neste novo quadro que começa, o que quer dizer que o sector agrícola agrega muita gente”.
A organização destaca ainda as participações de Sónia Germano, do Núcleo de Reprodução e Fertilidade do Hospital Veterinário Muralha de Évora, sobre “A regra dos 18 meses nos bovinos: problema ou oportunidade?”, assim como a apresentação sobre “Qualidade das fenossilagens”, da autoria de José Freire da Fertiprado.
No que diz respeito a novidades apresentadas, a iniciativa contou com a apresentação, pela primeira vez em Portugal, da técnica de kynesiotaping pela EQUI-TAPE, destinada a cavalos, e com apresentações sobre treino do cavalo de endurance e sobre a avaliação do modelo e andamento específico com parte prática no cavalo de endurance.