Quantcast
Animais Selvagens

ICNF identifica nova colónia de abutre-preto nidificante no Alentejo

ICNF identifica nova colónia de abutre-preto nidificante no Alentejo Direitos Reservados

Uma nova colónia de abutres-pretos (Aegypius monachus), constituída por dez indivíduos adultos, foi identificada na Herdade do Monte da Ribeira, no concelho da Vidigueira, Alentejo, no âmbito das ações de monitorização realizadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), anunciou a entidade em comunicado de imprensa.

De acordo com a comunicação, a colónia será constituída por quatro ou cinco casais reprodutores, “embora só tenham sido observados quatro ninhos”. A colónia foi identificada em plena época de reprodução, “período especialmente sensível para esta espécie”, esclarece o ICNF, existindo reprodução comprovada em, pelo menos, um dos ninhos, “no qual foi possível observar um indivíduo juvenil já emplumado”.

 

A Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo já iniciou os procedimentos necessários para monitorizar e salvaguardar esta colónia, tendo também a colaboração dos proprietários da Herdade do Monte da Ribeira.

O ICNF também avança que o abutre-preto é uma ave necrófaga com o estatuto “Criticamente em Perigo” em Portugal, sendo considerada de interesse comunitário e prioritária no contexto da Diretiva Aves.

 

“É a maior ave de rapina da Europa, podendo atingir os três metros de envergadura de asa”, frisa o Instituto, avançando que a época de reprodução decorre entre fevereiro e agosto e cada casal produz um ovo por ano.

“Após mais de meio século de declínio demográfico e ausência como nidificante no país, o abutre-preto restabeleceu a condição de nidificante em Portugal em 2010 com várias pequenas colónias, a maioria em áreas protegidas, como o Parque Natural do Tejo Internacional, a Serra da Malcata e o Parque Natural do Douro Internacional. Mais recentemente, em 2019, surgiu uma nova colónia na Herdade da Contenda, em Moura, que conta, atualmente, com 11 casais”, explica o ICNF.

 

Esta nova descoberta eleva para cinco o número de colónias conhecidas de abutre-preto em Portugal.

Devido ao estado crítico da espécie, o ICNF indica que tem vindo a apoiar a conservação da população nacional desta ave através do projeto “Aegypius return – Consolidação e expansão da população de abutre-negro em Portugal e no oeste de Espanha”, que decorre desde 2022 e se prolonga até 2027.

 

A iniciativa conta com o cofinanciamento do instrumento financeiro europeu LIFE, que visa melhorar e acelerar a recolonização natural em curso da espécie.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?