É já nos próximos dias 4 e 5 de março que se realiza no Évora Hotel a 8ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME). De acordo com a organização, este ano o Monte Selvagem juntou-se ao evento para promover as 2as Jornadas de Enfermagem Veterinária em Animais Exóticos, que se realizam nos dias 5 e 6 de março.
Numa nota enviada às redações, o Hospital Veterinário Muralha de Évora explica que este ano o foco da iniciativa centra-se em três temas: Genética em Ruminantes: Produzir o Futuro da sua exploração; O Cavalo-atleta: da conceção ao alto rendimento; e Cuidados Pré e Pós Anestésicos em Roedores e Lagomorfos.
A discussão destas temáticas decorrerá em três salas distintas, uma dedicada a ruminantes, outra a equinos e uma última dedicada a exóticos, e será acompanhada pelo debate de questões como:
- Bases do sucesso de um programa de melhoramento genético;
- A importância das raças e do seu melhoramento na produtividade da minha exploração;
- Do touro ao sémen – Metodologias de seleção para Inseminação Artificial;
- Técnicas de reprodução assistida: utilização em programas de maneio reprodutivo em pequenos ruminantes;
- O cavalo de desporto: a importância da seleção dos progenitores;
- Da conceção ao nascimento – a gestação ideal para um futuro atleta;
- Do nascimento ao desmame – a importância da correção precoce de aprumos;
- Aplicação de ferramentas digitais na otimização da gestão de clínicas, coudelarias e centros hípicos;
- Avaliação e Cuidados pré cirúrgicos;
- Fluidoterapia – Sua importância!
- Sedação vs Anestesia;
- Monitorização e Complicações Anestésicas;
- Transfusões sanguíneas em roedores e lagomorfos quando e porquê?
Saiba tudo sobre a edição deste ano.