Quantcast
Investigação

Erva-gateira e Actinidiapolygama podem proteger gatos contra mosquitos

iStock  e

A erva-gateira e a actinidiapolygama podem proteger gatos contra mosquitos, devido a um químico encontrado nas plantas, revela um estudo noticiado pelo Portal Veterinaria e pelo The New York Times . Ambas as plantas são conhecidas por causarem reações, como esfregadelas contra o rosto e o corpo, ronronar e salivação, em gatos domésticos.

No estudo, recentemente publicado na Science Advances, é observado que o composto quimíco iridoide nepetalactol, encontrado nestas plantas, pode ter um efeito inseticida.

A reação que as plantas provocam nos gatos já era conhecida, mas a função biológica dessa reação e o mecanismo subjacente não. Dessa forma, o biólogo Masao Miyazaki da Universidade de Iwate passou 5 anos a realizar diferentes experiências usando as plantas e os seus químicos.

Neste estudo foi descoberto que o nepetalactol é o principal componente a causar a reação nos gatos e que levou ao aumento dos níveis de plasma de β-endorfina, enquanto a inibição farmacológica dos recetores μ-opióides suprimiu a resposta clássica de esfregar. É através da fricção que o composto químico é transferido para o gato, repelindo o mosquito Aedes albopictus.

“É uma observação muito interessante, que um comportamento tão conhecido poderia estar a ter este benefício não apreciado para os gatos”, disse Laura Duvall, investigadora da Universidade de Columbia, que não esteve envolvida no projeto, entrevistada pelo NYTIMES.

Outros trabalhos já tinham apontado efeitos dissuadores de insetos. No entanto, é neste estudo que é revelada a ligação direta entre as plantas e os efeitos protetores nos gatos.

Apesar de reconhecer alguns benefícios medicinais, Mikel Delgado, especialista em comportamento dos gatos na Universidade da Califórnia, não recomenda o uso das plantas como repelentes naturais, em declarações ao New York Times. O especialista, que não esteve envolvido no estudo, acha necessário que sejam feitas mais pesquisas e as propriedades se tornem mais claras.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?