Quantcast
Saúde Animal

Caso de BSE detetado em França está a ser acompanhado pelo Ministério da Agricultura

DGAV alerta para a proibição de medicamentos veterinários com Dietanolamina

O Ministério da Agricultura francês revelou na passada semana que foi detetado um caso de BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina), patologia vulgarmente denominada de doença das vacas loucas, num bovino de cinco anos do país.

“A deteção deste caso isolado atesta a eficácia do nosso sistema de vigilância em França ao longo de toda a cadeia alimentar”, referiu o Ministério da Agricultura de França em comunicado, confirmando também que este caso único não representa qualquer risco para os consumidores.

O Ministério da Agricultura português veio, entretanto, sublinhar que “trata-se de um caso isolado, idêntico a outros que têm sido registados em diversos Estados-Membros ao longo dos últimos, cada vez mais esporadicamente” e que está a acompanhar o caso.

Os responsáveis pela pasta da Agricultura nacional referem também que “continuam a ser aplicados em Portugal os planos de vigilância e rastreio permanente à BSE” e que “Portugal está colocado no mais elevado nível de segurança da OMSA – Organização Mundial de Saúde Animal.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?