Quantcast
animais

Animais selvagens fora dos circos em seis anos

Animais selvagens fora dos circos em seis anos

Nos próximos seis anos, os circos terão que deixar de usar animais selvagens. A medida foi aprovada na passada semana no parlamento com os votos do PAN, BE, PEV, PSD e PS.

De acordo com a proposta aprovada, os circos que entregarem os seus animais selvagens voluntariamente receberão “apoio para a reconversão e qualificação profissional”. André Silva, deputado do PAN, explica que este “é um passo muito importante porque o Parlamento reconhece que jaulas maiores, melhor regulamentação e mais fiscalização não resolve o problema. E é um passo muito importante porque esta lei é a única no mundo que garante aos trabalhadores dos circos que cedam voluntariamente os animais o direito ao apoio para reconversão e qualificação profissional”.

 

Os animais que forem entregues de forma voluntária ao Estado serão colocados em centros de acolhimento, em Portugal ou no estrangeiro, “que garantam o seu bem-estar de acordo com as características e necessidades biológicas e etológicas dos animais em causa”. Por sua vez, os trabalhadores do circo que optem pela entrega, serão integrados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?