A calculadora Mastatest, criada pela Vetoquinol, permite medir a economia de tempo e dinheiro ao usar a ferramenta, que é orientada para o tratamento direcionado da mastite clínica nas explorações pecuárias.
A Mastatest é a ferramenta baseada em nuvem que visa “capacitar a tomada de decisões informadas no maneio da mastite no nível da exploração, começando com o tratamento seletivo da mastite clínica, permitindo que o antibiótico necessário seja usado de forma individual justificada”, explica o comunicado de imprensa.
A calculadora pode ser utilizada na prática clínica ou em exploração, uma vez que, depois de preparar a amostra e colocar o cartucho na Lapbox, todo o processo é automático.
Fornece o isolamento bacteriano e resultados de sensibilidade com base na CMI de seis antibióticos e permite analisar diversas amostras sem ter de se iniciar a análise simultânea de todas.
Além disso, está associada a uma plataforma web que permite ao veterinário controlar a epidemiologia e assim poder justificar as suas prescrições.
É ainda possível estabelecer protocolos de tratamento de maneio de mastite com base na etiologia e sensibilidade (AINEs, antibióticos se necessário, fluidoterapia, medidas de maneio…).
A mastite é considerada a doença mais comum e mais dispendiosa na indústria leiteira, uma vez que não só reduz a produção como também encurta a vida produtiva dos animais afetados, para além do custo para os produtores de leite.
Segundo a Vetoquinol, no total, estima-se que, em todo o mundo, haja falta de supervisão veterinária em casos de mastite clínica e, em muitos casos, o diagnóstico etiológico não é determinado e não são realizados testes de sensibilidade.
  Vetoquinol dinamiza webinar sobre o que há de novo na epidemiologia da mastite bovina