Férias

Top 5: Conselhos para viajar com animais de estimação

O período que antecede o Natal e a passagem de ano é a altura ideal para os médicos veterinários passarem algumas mensagens importantes aos seus clientes sobre quais os cuidados a ter durante as viagens com os seus animais de estimação.

São várias as famílias que aproveitam estas alturas do ano para visitar a família ou passar alguns dias fora das grandes cidades e muitas fazem mesmo questão de levar os animais de estimação.

Para que a viagem não se torne um pesadelo eis algumas dicas simples, mas importantes:

Cuidado com a saúde

Antes de fazer uma viagem é aconselhável fazer uma visita ao médico veterinário, que pode aconselhar sobre os cuidados de saúde a ter consoante o destino de férias. É importante verificar se as vacinas estão em dia e se o animal tem de fazer algum reforço a nível de desparasitação.

Fazer as malas

Relembre os donos dos animais que, depois de fazerem as próprias malas, preparem também a mala do cão ou gato. É importante levar a coleira, a trela, a ração que o animal está habituado a comer – com a quantidade necessária – recipientes para a água e comida, sem esquecer a cama e os brinquedos do animal.

Jejum

Dependendo da duração da viagem, para evitar náuseas ou vómitos durante o percurso é preferível deixar o animal de estimação em jejum. Na preparação da viagem devem ser tidos em conta algumas paragens durante o percurso para o animal fazer as suas necessidades e beber água.

Caixa de Transporte

Apesar de ser comum ver animais de estimação a viajar nos carros à solta, ou com a cabeça à janela, tal constitui uma infração ao Código da Estrada. Para evitar multas que podem ir dos 60 aos 600 euros convém não esquecer a caixa de transporte para o cão ou gato. E para evitar o risco de atropelamento ou agressão de outros animais, sempre que o animal saia do carro é recomendável o uso de trela.

Identificação

Os documentos de identificação do animal também não devem ser esquecidos, nomeadamente o boletim de identificação e uma coleira com identificação do nome e um número de telefone de contacto.