Quantcast
Investigação

Estudo sugere que selas mais planas melhoram bem-estar dos cavalos

Estudo sugere que selas mais planas melhoram o bem-estar dos cavalos iStock

Um novo estudo do Royal Veterinary College (RVC) e da Universidade de Southampton, no Reino Unido, sugeriu que selas de formato mais plano podem se encaixar melhor em cavalos que passam a maior parte do tempo em movimento.

Ao observar mudanças significativas na forma das costas dos cavalos quando parados e durante a locomoção, o estudo descobriu que as costas dos cavalos tornam-se muito mais planas durante o movimento em comparação com quando estão parados.

 

“Normalmente, as selas que são ajustadas à curvatura das costas do animal, quando este está parado, podem não ser ideais para suportar a distribuição de peso quando o animal está em movimento”, sublinha a análise.

O mau ajuste da sela é frequentemente considerado uma das causas de dor nas costas em cavalos que são frequentemente montados, uma vez que uma sela bem ajustada ajuda a distribuir uniformemente a carga, reduzindo a pressão nas costas dos cavalos.

 

As observações do estudo revelaram que um design mais aprimorado das selas, impulsiona a uma melhor saúde, a um melhor desempenho e a uma maior longevidade no que toca à possibilidade de o cavalo ser utilizado para a prática de equitação.

A equipa utilizou câmaras para medir a região da sela das costas de cinco cavalos em pé, a andar e a fazer trote, registando as diferenças de curvatura. Estas observações foram então verificadas pela reconstrução de um modelo de cavalo em tamanho real.

 

Desta forma, o estudo descobriu que a região da sela permaneceu relativamente estável durante o movimento, com apenas ligeiras mudanças, isto sugere que o acolchoamento da sela é “provavelmente suficiente” para acomodar essas pequenas variações.

Os resultados também destacaram a importância da folga da cernelha de acordo com as diretrizes existentes de ajuste da sela, pois essa área foi observada como altamente móvel.

 

“Pelo menos, durante a caminhada e o trote, as selas podem ser rígidas e cobrem áreas das costas que não se movem. Agora, a questão é: ‘melhoramos o design ajustando-o ao animal em movimento?’ e, em caso afirmativo, ‘qual é a melhor maneira de torná-la acessível?”, afirmou Jorn Cheney, professor e investigador principal do estudo.

E continua: “este estudo oferece informações valiosas e as descobertas vão ajudar a criar conversa sobre o ajuste ideal da sela nos cavalos. Compreender as costas de um cavalo em movimento e como elas mudam com fatores como o trote, a carga, o condicionamento físico e o treino é fundamental para obter um ajuste eficaz e confortável para cavalo e para quem o monta”.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?