Quantcast
Investigação

Questionário sobre osteoartrite canina ajuda a identificar casos

Questionário sobre osteoartrite canina ajuda a identificar casos

Um estudo promovido pela farmacêutica Zoetis revelou que, através de um questionário preenchido pelos tutores, identificou-se 500 possíveis casos de osteoartrite canina, com 38% desses casos a serem confirmados como realmente positivos por médicos veterinários.

Relativamente ao inquérito, o equilíbrio de sensibilidade e especificidade no grupo original de nove perguntas de triagem foi otimizado para aproximadamente 88 e 71%, respetivamente, após a eliminação de três perguntas.

 

Já no caso dos 133 casos confirmados, os cães foram avaliados para análise da dor e da mobilidade por vídeo através do HCPI (Helsinki Chronic Pain Index) e da escala visual analógica, respetivamente, após tratamento com carprofeno, administrado por 30 dias (n=95) ou até 120 dias (n=38).

Os cães foram filmados em clínicas veterinárias realizando atividades (caminhar, correr, sentar/deitar, subir e descer escadas) e pontuados nos dias 0, 30 e 120 através da escala analógica visual por um especialista cego independente.

 

A dor medida e a mobilidade funcional melhoraram ao longo do tempo em resposta ao tratamento com carprofeno. As pontuações médias de habilidade para atividades melhoraram significativamente entre os dias 0 e 30 para caminhar, correr, sentar/deitar e descer escadas, e os dias 0 e 120 para sentar/deitar e subir escadas.

O estudo conclui que foram identificados mais casos de osteoartrite em cães de estudo do que estimativas de prevalência anteriores, indicando o potencial da lista de verificação de triagem para ajudar a identificar casos de avaliação adicional que, de outra forma, poderiam permanecer não diagnosticados. Foram ainda demonstradas melhorias na função após o tratamento com carprofeno.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?