Distinguir projetos “transformadores” na área da saúde animal, reconhecendo a importância do conceito One Health. Esta é a premissa dos “One Health Pet Awards”, um evento organizado pela agência UPPartner, que irá decorrer no dia 28 de novembro, no Monsantos Open Air, em Lisboa. Em entrevista, Bernardo Soares, médico veterinário e healthcare (human & animal) director da agência, fala sobre o projeto, que mais do que uma cerimónia de entrega de prémios, pretende ser um ponto de viragem para a disseminação do conceito na sociedade.
Como surgiu e o que motivou o projeto “One Health Pet Awards” que pretende premiar iniciativas na área da saúde e bem-estar animal, com impacto positivo também na saúde humana e ambiental?
Gostaria de começar por reforçar que o nosso projeto vai muito além deste evento, que decorre anualmente. Temos outras iniciativas paralelas que se baseiam sobretudo em identificar entidades, associações e empresas que nós, UPPartner – agência de marketing e comunicação –, reconhecemos que se regem por boas práticas de inovação ao nível da One Health, ou seja, assumindo a componente de saúde humana, animal e ambiental. No fundo, este projeto tem também como objetivo dar palco a todas estas entidades que, por vezes, passam despercebidas. Queremos que tenham oportunidade de continuar a crescer, evoluir e que sejam reconhecidas por mais pessoas.
Sabemos que a One Health é muito mais abrangente que os animais de companhia e, portanto, queremos premiar e reconhecer pessoas que atuam, por exemplo, através da investigação na área da resistência antimicrobiana e das zoonoses, uns dos temas centrais deste conceito.
E como está desenhado o evento que irá culminar numa cerimónia de entrega de prémios?
O One Health Pet Awards irá dividir-se em duas partes. De manhã, aberto ao público, teremos seminários sobre diferentes temas, obviamente relacionados com o conceito One Health e com os animais de companhia. Posso adiantar que um dos temas incidirá sobre o luto, abordando estratégias para a sua melhor gestão. Além disso, teremos presentes noutro seminário Os Veterinários Sem Fronteiras Portugal – que já são parceiros dos One Health Pet Awards.
Da parte da tarde vamos ter a gala de cerimónia de entrega de prémios, fechada ao público, que funcionará por meio de convite, incluindo os parceiros, os patrocinadores, os candidatos que tenham apresentado as melhores propostas e, claro, os vencedores. A cerimónia de entrega de prémios começará com uma mesa-redonda, que contará com especialistas das três áreas de atuação da One Health e abordará a relação dos animais de companhia com a saúde pública, incluindo o abandono, a necessidade de esterilização e os animais errantes – os gatos, por exemplo, contribuem muito para a predação de animais selvagens da fauna local, o que acaba por influenciar negativamente o ecossistema.
Os prémios dividem-se em sete categorias e, além da comunidade de saúde, pretendem chegar também ao público, certo?
Certo! Vamos ter sete categorias: Produtos & Serviços, Saúde e Bem-estar, Inovação e Conhecimento – muito destinado a instituições de ensino e à investigação; Proteção & Seguros – que inclui resgate animal e campanhas de adoção responsável, assim como a vertente dos seguros porque, como sabemos, é um setor que está cada vez mais a adentrar-se no universo dos animais de companhia.
Gostaria de reforçar que nós não queremos premiar entidades que já fazem aquilo que é visto como comum e tradicional, queremos sim primar pela inovação, ou seja, neste caso, empresas que ofereçam coberturas com serviços diferentes e que acabam por aportar mais valor, tanto para os animais como para os próprios tutores.
Depois temos também o Prémio Marketing & Comunicação – veículos que permitem divulgar e amplificar todas estas ações, sendo indispensáveis para este projeto.
Além destes cinco, temos também um outro prémio que consideramos importantíssimo, o de Impacto Social, ou seja, o impacto que os animais de companhia têm na nossa saúde e na nossa vida. Como exemplo, falamos dos cães ouvintes, nos serviços assistidos por animais. Estes cães vão às escolas e participam em projetos com crianças, com o intuito de melhorar a sua autoconfiança e, até, a sua capacidade de leitura. Estes projetos de serviços assistidos por animais também acontecem, por exemplo, em hospitais, contribuindo para a alegria dos pacientes. No fundo, funcionam como um escape para o ambiente hospitalar que, por vezes, pode tornar-se muito pesado. Além do impacto positivo nos doentes, este também se reflete nos próprios funcionários do hospital. Neste sentido, a categoria de Impacto Social é importantíssima e indispensável para este projeto.
O crescimento do mercado de animais de companhia reforçou também esta decisão, com um aumento significativo no investimento em saúde, na área da alimentação, bem-estar e acessórios. Este é um mercado dinâmico e em crescimento em Portugal, embora em menor escala e de forma mais conservadora comparada com outros países, como os Estados Unidos, Brasil e China…
De notar também o prémio “Personalidade One Health”, destinado a pessoas que contam com uma vasta experiência nesta área. Esta categoria não está cingida apenas a animais de companhia, aqui encontramos uma janela, uma oportunidade, para ir um pouco mais além. Sabemos que a One Health é muito mais abrangente que os animais de companhia e, portanto, queremos premiar e reconhecer pessoas que atuam, por exemplo, através da investigação na área da resistência antimicrobiana e das zoonoses, uns dos temas centrais deste conceito.
Teremos também um prémio destinado ao público, porque esta é uma área transversal, que não deve só afetar a comunidade de saúde. Queremos que o público ganhe consciência da importância de implementar o conceito em diferentes vertentes do quotidiano. É neste sentido que surge o Prémio “Pawrtners in Live”, que vai premiar episódios marcantes da vida destes animais com os seus tutores. Por exemplo, animais que dão o alerta e que ajudam pessoas epiléticas quando estão a ter convulsões.
O que levou a UPPartner a abraçar este projeto?
A UPPartner sempre teve uma relação muito próxima com os seus colaboradores, demonstrando uma preocupação não só com a vertente profissional, mas também com a pessoal. Temos diversos protocolos relacionados com a saúde e bem-estar e é uma empresa que tem vindo a adaptar-se aos novos tempos. Está atenta às novas evoluções e tem a vertente humana muito intrínseca desde a sua génese. Nesse sentido, e tendo em conta o estatuto que os animais de companhia assumem atualmente, sendo parte integrante das famílias – há dados que indicam que 95% das pessoas considera os seus animais como parte da família – este era um passo natural para a UPPartner: preocupando-se com as pessoas, preocupa-se também com os seus animais.
O crescimento do mercado de animais de companhia reforçou também esta decisão, com um aumento significativo no investimento em saúde, na área da alimentação, bem-estar e acessórios. Este é um mercado dinâmico e em crescimento em Portugal, embora em menor escala e de forma mais conservadora comparada com outros países, como os Estados Unidos, Brasil e China, por exemplo, onde o setor possui uma dimensão muito mais ampla e em ritmo acelerado.
A cerimónia de entrega de prémios começará com uma mesa-redonda, que contará com especialistas das três áreas de atuação da One Health e abordará a relação dos animais de companhia com a saúde pública, incluindo o abandono, a necessidade de esterilização e os animais errantes.
Diante deste cenário, a UPPartner quis abraçar este projeto e este sinal aconteceu desde logo com a contratação de um médico veterinário para integrar a sua equipa. Este movimento demonstra a vontade da empresa se posicionar de forma mais ativa neste mercado, não se limitando à divulgação do conceito, mas contribuindo para a sua consolidação e normalização na sociedade.
Eu, como médico veterinário, sempre tive um contacto direto com este setor, logo desde o início da minha formação, e quis trazer essa visão para a UPPartner, que foi muito bem recebida pela direção. Não queremos apenas comunicar o conceito, mas envolvermo-nos ativamente, contribuindo para que o cuidado com os animais de companhia seja cada vez mais valorizado em todos os aspetos da sociedade.