Quantcast
Animais de Companhia

Novo laboratório científico para alimentação animal sustentável será inaugurado amanhã

Investigação da FDA revela que existem 16 marcas de nutrição animal que podem estar relacionadas com casos de DCM

A Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) anuncia a sua participação na inauguração de um novo laboratório científico para alimentação animal sustentável, que irá decorrer em Vila Real, no dia 30 de junho, às 10h00. Este resulta da parceria entre o CoLab na área da alimentação animal, o FeedInov, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

De acordo com o comunicado enviado pela IACA, o laboratório pretende reforçar a capacidade instalada de investigação na área da alimentação animal sustentável.

 

A agenda da inauguração irá começar com a visita às instalações do novo laboratório de nutrição animal. A este momento segue-se a visita às Unidades de Experimentação Animal, às futuras instalações da Fábrica de Alimentos Compostos, ao canil da UTAD, ao Kitchen Lab e obras no Laboratório de Análise Sensorial. Às 11h45 acontece, no Átrio da Reitoria desta universidade, a assinatura do protocolo de colaboração entre a UTAD, representada pelo seu Reitor, Professor Doutor Emídio Gomes, e o CoLab FeedInov, representado pelo Presidente da sua Direção, Eng. Romão Braz.  O momento, que irá assinalar o estabelecimento de uma parceria estruturada entre as duas entidades, termina com uma apresentação do CoLab FeedInov.

A propósito da parceria entre o CoLab FeedInov e a UTAD, Romão Braz afirma: “Esta iniciativa é muito importante para acelerarmos o ritmo de investigação num tema que se tornou premente para nós e para a sociedade. Queremos produzir melhor e de forma mais sustentável. Para encontrar as soluções adequadas necessitamos de capacidade instalada de investigação e é isso que a UTAD nos proporciona”.

 

Ana Sofia Santos, diretora para a Ciência e Inovação do FeedInov, salienta a relevância do “acesso a equipamentos científicos que permitem trabalhar com rigor e trazer dados novos que originam mais e melhor informação sobre a nutrição animal, o que é essencial para que o setor tome as melhores decisões no que respeita aos seus métodos de produção. Este laboratório é um passo muito consistente nesse sentido”.

Jaime Piçarra, secretário-geral da IACA, uma das entidades associada do FeedInov, reforça ser “muito importante para o setor o desenvolvimento de parcerias que nos permitam encontrar as melhores soluções para o bem-estar animal e para uma alimentação ambientalmente sustentável”.

 

 

Emídio Gomes, reitor da UTAD, expressa também o seu entusiasmo com os avanços que serão alcançados com esta “parceria estratégica entre a academia e uma das mais importantes e prestigiadas associações empresariais do setor agroalimentar”.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?