A MSD Animal Health (MSD AH) reforçou a sua aposta na inovação tecnológica com a aquisição da Sure PetCare (SPC), uma empresa tecnológica especializada em identificação e monitorização animal. O objetivo passa por tornar a medicina veterinária mais personalizada e individualizada através do acesso a mais informação do animal.
Em comunicado, a MSD AH explica que a SPC é composta por duas áreas distintas, mas complementares: a SPC ID, vocacionada para a identificação animal, e a SPC Monitoring, focada na monitorização dos animais de companhia com produtos inteligentes como comedouros, bebedouros, door flaps e outros produtos em desenvolvimento.
Os dispositivos podem estar ligados a uma aplicação e fornecem informações sobre a atividade dos animais, nomeadamente do sono, vocalização, ingestão de água e de alimentos, permitindo uma melhor análise do índice de bem-estar do animal e a deteção precoce de doenças, inclusive antes do surgimento dos primeiros sinais clínicos.
No âmbito desta aquisição, a empresa lançou dois microchips de identificação e monitorização, os Thermochip, que, além do número único de identificação animal, permitem ler a temperatura dos animais.
O Thermochip (12G) e o Thermochip Mini (14G) permitem a leitura com todos os leitores ISO. Além da leitura do número de identificação, o dispositivo indica a temperatura subcutânea entre os 33ºC e os 43ºC, com os leitores SureSense – Leitor de Microchip Universal e Leitor de Bolso Global Plus.
“À semelhança da saúde humana, a temperatura corporal de um animal varia ao longo do dia, da vida e do estado fisiológico, sendo a monitorização de padrões individuais de temperatura mais útil que leituras únicas, como acontece com a leitura da temperatura retal”, explica a MSD AH.
Nos CAMV, o Thermochip pode ser utilizado como instrumento clínico, combinado com a avaliação do estado clínico; no controlo cirúrgico, anestésico e pós-operatório; e nos internamentos de animais.