A Elanco Animal Health, no âmbito do Dia Mundial da Leishmaniose (comemorado a 1 de junho) notou a importância da proteção, investigação e compromisso social para combater esta doença.
Em comunicado, a empresa nota que “a Leishmaniose canina é endémica em Portugal1. O aumento das temperaturas resultante das alterações climáticas está a causar uma expansão dos flebótomos para zonas de maior altitude, aumentando o risco de infeção durante quase todo o ano3”.
Relativamente à proteção, a Elanco nota que é importante reduzir ao máximo a probabilidade de um cão se infetar com Leishmania infantum através da picada do flebótomo. Para tal, pode recorrer-se a antiparasitários externos, assim como é recomendável evitar as saídas a horas entre o entardecer e o amanhecer nos meses de maior atividade do flebótomo (junho a setembro), bem como instalar em casa redes mosquiteiras 1,2,3.
No campo da investigação, a empresa nota a importância de projetos como o do Hospital Clinic Veterinari da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), que está a desenvolver um método relativamente simples e financeiramente viável para sequenciar o genoma completo da Leishmania infantum.
Por último, a Elanco nota que o esforço e o envolvimento do setor, dos distribuidores, das empresas de retalho, dos médicos veterinários, dos tutores de cães, das instituições e das ONG são fatores-chave na prevenção e, por conseguinte, na redução do risco de infeção da Leishmaniose.
- Control of Vector-Borne Diseases in Dogs and Cats. ESCCAP Guideline 05 Third Edition – March 2019.
- Control of Ectoparasites in Dogs and Cats. ESCCAP Guideline 03 Seventh Edition – January 2022.
- Seasonal Dynamics of Phlebotomine Sand Fly Species Proven Vectors of Mediterranean Leishmaniasis Caused by Leishmania infantum. Bulent Alten et al. PLoS Negl Trop Dis. 2016.