Quantcast
Empresas

Elanco nota importância da proteção e investigação contra a leishmaniose

A Elanco Animal Health, no âmbito do Dia Mundial da Leishmaniose (comemorado a 1 de junho) notou a importância da proteção, investigação e compromisso social para combater esta doença.

Em comunicado, a empresa nota que “a Leishmaniose canina é endémica em Portugal1. O aumento das temperaturas resultante das alterações climáticas está a causar uma expansão dos flebótomos para zonas de maior altitude, aumentando o risco de infeção durante quase todo o ano3”.

 

Relativamente à proteção, a Elanco nota que é importante reduzir ao máximo a probabilidade de um cão se infetar com Leishmania infantum através da picada do flebótomo. Para tal, pode recorrer-se a antiparasitários externos, assim como é recomendável evitar as saídas a horas entre o entardecer e o amanhecer nos meses de maior atividade do flebótomo (junho a setembro), bem como instalar em casa redes mosquiteiras 1,2,3.

No campo da investigação, a empresa nota a importância de projetos como o do Hospital Clinic Veterinari da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), que está a desenvolver um método relativamente simples e financeiramente viável para sequenciar o genoma completo da Leishmania infantum.

 

Por último, a Elanco nota que o esforço e o envolvimento do setor, dos distribuidores, das empresas de retalho, dos médicos veterinários, dos tutores de cães, das instituições e das ONG são fatores-chave na prevenção e, por conseguinte, na redução do risco de infeção da Leishmaniose.

  1. Control of Vector-Borne Diseases in Dogs and Cats. ESCCAP Guideline 05 Third Edition – March 2019.
  2. Control of Ectoparasites in Dogs and Cats. ESCCAP Guideline 03 Seventh Edition – January 2022.
  3. Seasonal Dynamics of Phlebotomine Sand Fly Species Proven Vectors of Mediterranean Leishmaniasis Caused by Leishmania infantum. Bulent Alten et al. PLoS Negl Trop Dis. 2016.
 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?