Quantcast
Produtos

MSD Animal Health lança coleira para proteção contra o flebótomo

MSD Animal Health lançou a Leishcollar, uma nova coleira antiparasitária para a prevenção da picada do Phlebotomus perniciosus (flebótomo).

A MSD Animal Health lançou a Leishcollar, uma nova coleira antiparasitária para a prevenção da picada do Phlebotomus perniciosus. Em comunicado, a empresa revela que a coleira é um medicamento veterinário sujeito a receita médico-veterinária, que oferece 12 meses de proteção contra o flebótomo.

O produto foi desenvolvido a pensar especificamente nos centros de atendimento médico-veterinário, tendo uma única indicação, o que a empresa diz facilitar a comunicação entre médicos veterinários e tutores. Além disso, a estratégia de colocação no mercado deste novo produto coloca em destaque o médico veterinário, uma vez que este assume o papel de prescritor do medicamento veterinário.

A nova coleira é composta pela substância ativa deltametrina, com eficácia repelente (antialimentar) contra o flebótomo de 94% a 98%1. “Os insetos são expostos à deltametrina pelo contacto, sendo que o mecanismo de ação interfere na neurotransmissão devido ao aumento da permeabilidade ao sódio da membrana nervosa do inseto. Este facto resulta em hiperatividade seguida por paralisia (efeito choque), tremor e morte do parasita”, explica a MSD Animal Health.

Devido ao efeito repelente desta coleira contra flebótomos, a Leishcollar pode ser utilizada como parte da estratégia de prevenção contra a leishmaniose. Recorde-se que a leishmaniose é considerada hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a segunda doença mais importante causada por um parasita protozoário depois da malária.

1 . Paulin, S., Frénais, R., Thomas, E. et al. Laboratory assessment of the anti-feeding effect for up to 12 months of a slow release deltamethrin collar against the sand fly Phlebotomus perniciosus in dogs. Parasites Vectors 11, 529 (2018).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?