O governo do Reino Unido anunciou um pacto de investimento no orçamento em 200 milhões de libras esterlinas (cerca de 240 milhões de euros) para ajudar a combater doenças zoonóticas como a gripe aviária. O dinheiro será gasto na renovação dos laboratórios científicos da Animal and Plant Health Agency (APHA) em Weybridge, noticia o VetTimes.
Os novos equipamentos e instalações de ensaio especializados significam que os cientistas da APHA vão poder identificar agentes patogénicos para as ameaças existentes e emergententes e também auxiliar a confirmação da presença de gripe aviária em localizações.
A APHA afirma ainda que o dinheiro extra será utilizado para aumentar a sua capacidade de rastrear doenças preocupantes em todo o mundo e realizar pesquisas sobre um número crescente de ameaças de alto risco em laboratórios avançados de alta contenção.
“A importância do trabalho da APHA para a sociedade e para a economia do Reino Unido é mostrada uma e outra vez; testemunhem o seu trabalho no atual surto de gripe aviária e na pandemia global da covid-19 – uma doença zoonótica”, afirmou o conselheiro científico-chefe do Department of Environment, Food and Rural Affairs, Gideon Henderson.