Quantcast
Investigação

Professor da Universidade do Porto apresenta inovação em ensino da veterinária nos EUA

Professor da Universidade do Porto apresenta inovação em ensino da veterinária nos EUA Direitos Reservados

O professor Ricardo Marcos, docente do departamento de Microscopia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), foi convidado a lecionar uma aula na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América (EUA) para apresentar a ferramenta de resolução de casos clínicos com recurso a simulação imersiva.

Com a visita, cerca de 150 estudantes do 2.º ano de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia (EUA) testaram métodos de colheita de amostras de animais exclusivamente com recurso a simuladores, “uma experiência proporcionada pelo trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido pela sua equipa no ICBAS”, refere a notícia no site da Universidade.

 

“A aula obteve um bom feedback por parte dos estudantes e o modelo de simulação empregue será usado para as aulas sobre esse tema nos próximos anos. Trata-se de mais uma exportação desta aula, depois da Escócia (Universidade de Edimburgo) e de Itália (Universidade de Milão)”, afirmou o professor.

O projeto valeu recentemente a Ricardo Marcos a atribuição do Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” da Universidade do Porto, juntamente com Graça Lopes, docente do departamento de Clínicas Veterinárias.

 

O projeto REPRO-SIM, um dos oito recentemente distinguidos pela Universidade do Porto, “consiste na utilização de simulação imersiva para o ensino na área da reprodução em medicina veterinária”, explica a comunicação da Instituição.

“Este método vai ao encontro do princípio dos 3Rs (Replacement, Reduction, Refinement) na utilização de animais para fins científicos, ao preconizar a substituição de animais por modelos no processo pedagógico da recolha de amostras”, lê-se no site.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?