Quantcast
Médicos Veterinários

Setor veterinário português: Mais jovem e mais no feminino que a média europeia 

Setor veterinário português: Mais jovem e mais no feminino que a média europeia 

Portugal conta com uma média de 0,59 médicos veterinários por cada mil habitantes. O valor é superior à média europeia de 0,42 veterinários por cada mil e não é o único aspeto em que Portugal diverge da média europeia, com base no terceiro Inquérito à Profissão Veterinária na Europa, promovido pela Federação de Veterinários da Europa (FVE).

Ao nível da idade e do género existem diferenças, com a idade mediana de um veterinário em Portugal ser 41 anos e na Europa 44 anos. Tal reflete-se também nos anos de experiência, com a maioria dos profissionais em Portugal (54%) contabilizarem menos de 15 anos, valor superior aos 51% da Europa.

 

O número de gestoras veterinárias em Portugal é de 63% (superior aos 56% da Europa).

Se 65% do setor é dominado por mulheres a nível europeu, no território português o valor ascende para os 71%. O mesmo se passa no número de gestoras veterinárias, que em Portugal é de 63% (superior aos 56% da Europa).

 

Portugal também conta com mais profissionais a trabalhar a tempo inteiro que a Europa (92% contra 82%). Apesar disso, a percentagem de veterinários com uma segunda profissão é maior (39% contra 31%).

83% dos veterinários em Portugal trabalharem na prática de animais de companhia, seguido por 20% nos animais exóticos e 18% nos bovinos e nos pequenos ruminantes.

 

No País, os veterinários são 47% independentes, 21% estão ligados a uma empresa e 32% estão noutra situação. Na Europa, o valor é diferente, ligeiramente, com 51% independentes, 16% ligados a uma empresa e 33% noutras situações.

 

A maioria dos profissionais na Europa trabalham na clínica de animais de companhia (71%), seguido pelos bovinos (23%) e equinos (21%). A supremacia em Portugal é maior, com 83% a trabalharem na prática de animais de companhia, seguido por 20% nos animais exóticos como animais de companhia e 18% nos bovinos e nos pequenos ruminantes.

Os principais serviços providenciados em Portugal são cirurgia (72%), análise laboratorial (63%), venda de alimentação animal (63%), dispensa de medicamentos (49%) e emergências médias (47%). Na Europa, a ordem inverte-se um pouco:  cirurgia – 61%, análise laboratorial – 58%, dispensa de medicamentos – 46%; emergência média – 45%; venda de alimentação animal – 45%.

Os principais serviços providenciados em Portugal são cirurgia (72%), análise laboratorial (63%), venda de alimentação animal (63%), dispensa de medicamentos (49%) e emergências médias (47%).

Os dados têm como base um inquérito preenchido por 12 397 profissionais veterinários em 37 países, dos quais 160 portugueses (380 – após calculado o tamanho ponderado da amostra).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?