Quantcast
Opinião

Oportunidades em tempo de crise

Artur Alves

No actual contexto socioeconómico de crise que vive todo o país e ao qual nos vamos “habituando” para aproveitar as oportunidades que existem, temos de contrariar as expectativas e ser optimistas. Para um optimista, a mudança e as ameaças são uma oportunidade e não um problema. Pelo que para encontrar as oportunidades e implementá-las é necessário, antes de mais, ter uma liderança optimista que esteja presente, que motive as equipas e dê o exemplo. Se os líderes estiverem contagiados por este espírito positivo irão com certeza contagiar as suas equipas. Temos de olhar para os exemplos positivos e pensar “yes we can”.

Para implementar novos projectos no terreno precisamos da colaboração de todos dentro da nossa equipa. Portanto, antes de mais, temos de criar nas nossas organizações um ambiente de inovação, de criação e de desenvolvimento quer técnico, quer pessoal.

 

Para encontrar e aproveitar oportunidades em tempo de crise é necessário acreditar nas nossas capacidades (se não acreditarmos em nós quem acreditará), arriscar, correr riscos não ter medo de errar. “O único verdadeiro erro é aquele com o qual nada se aprende” (J. Powel). As oportunidades e necessidades estão em todo o lado. Apenas temos de as encontrar ou “criar”. A necessidade por um determinado serviço ou produto pode não existir se as pessoas não souberem que ele existe, ou não estiver disponível. São estes serviços ou produtos inovadores que nos diferenciam da concorrência e que podem ajudar ao sucesso dos nossos projectos.

Dentro da veterinária penso que existem muitas oportunidades, apenas teremos de nos virar para fora, para o mundo global. Não se esqueçam: num mundo em mudança permanente só há uma certeza, a incerteza vai continuar e os optimistas são mais felizes e vivem mais tempo.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?