Quantcast
editorial

O que podemos esperar de 2015?

Depositphotos l

Por norma, o começo de um novo ano vem acompanhado por uma esperança renovada num futuro melhor. A troika foi embora, os cortes aliviaram, tenho mais clientes no meu CAMV, já posso respirar um pouco melhor! Será?

Nesta edição publicamos dois artigos de opinião de especialistas no sector que antecipam tendências nas mais variadas áreas. Prevê-se uma preocupação crescente com a qualidade de serviço prestada aos clientes e pacientes, uma maior aposta nos canais digitais e reforço da comunicação estratégica para o mercado. Quem ainda não aplicou estes conceitos teóricos em prática diária do centro de atendimento médico veterinário arrisca-se a perder o barco. É que já não são tendências. São factos do quotidiano.

 

Com um novo ano chegam também novas alterações ao regime fiscal. Nesta edição publicamos um artigo que pode ser útil para quem quer ficar a par das alterações fiscais previstas para 2015, desde salários, pensões, poupanças, até à descida da taxa de IRC dos 23 para os 21% e de que forma estas alterações podem afetar o setor da medicina veterinária.

O início do ano também está a ser marcado pela entrada no sector de um player de respeito: a Sonae. Fomos tentar perceber o que pensam os médicos veterinários da chegada da ZU, um novo formato de retalho especializado em produtos e serviços para cães e gatos do gigante da distribuição. Enquanto alguns veterinários estão apreensivos com este novo concorrente, outros defendem que há que apostar na diferenciação para conquistar um lugar no mercado. Um tema que ainda vai dar muito que falar, já que a ZU pretende lançar no primeiro trimestre de 2015 outros serviços, como banhos, tosquias e treinos.

 

Para tema de capa da primeira edição do ano elegemos a oncologia e falámos com vários veterinários, em Portugal e no estrangeiro, para tentar perceber quais as inovações que estão a mudar os tratamentos oncológicos. Além da aposta na diferenciação, alguns veterinários defendem mais campanhas de prevenção, maior formação sobre métodos de diagnóstico e a quimioterapia metronómica. Uma área onde ainda há muito por explorar.

 

 

Boas leituras!

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?